Julho 10, 2023

Depois de ter tocado dia 03 de junho no LuandaGinfest e a 27 no Teatro Municipal da Guarda, o rapper Valete regressa aos palcos em África e Portugal em julho e agosto.

Anunciamos através desta mesma comunicação mais uma série de datas de Valete, com ênfase especial no concerto integrado no festival Sol da Caparica. Este será sem dúvida, um espetáculo especial de celebração dos 20 anos de carreira do rapper e que irá contar com um sem número de convidados musicais a anunciar brevemente.

Moçambique

30 de junho | Maputo – Festival Futuro das Gerações
01 de julho | Beira – Festival Futuro das Gerações

Portugal

07 de julho | Freamunde – Festas Sebastianas
20 de agosto | Costa de Caparica – Festival Sol da Caparica

Biografia Valete

Valete é o nome artístico de Keidje Torres Lima. 

Com uma carreira iniciada em 1997 (acompanhado de Adamastor e Bónus) fundou o Canal 115  e mais tarde a editora Horizontal. Nesse mesmo ano, e ainda com 16 anos, começou a ser convidado para as mixtapes lançadas por DJs como Bomberjack e Cruzfader. De modo a terminar os estudos, fez um pequeno hiato na música, regressando em 2002 já com o álbum de estreia Educação Visual.

O álbum seguinte, Serviço Público, editado em 2006 evidencia ainda mais a sua vertente política ligada à esquerda (quando jovem chegou a frequentar os círculos da Juventude Comunista Portuguesa). 

Valete sempre foi referenciado como um dos grandes letristas da música portuguesa e foi amplamente reconhecido quando a sua letra “Anti-Herói “ foi escolhida pelo Ministério da Educação para figurar nos livros de História do 12º ano. O terceiro projeto, o EP Aperitivo, chega apenas em janeiro de 2023 e de forma não anunciada às plataformas digitais. Não se pense que Valete não criou ou editou música entre os seus álbuns, nada poderia ser mais mentira.

O single, tem sido a “arma” de eleição deste rapper português como são exemplos os temas Rap Consciente e Poder (2017), Colete Amarelo (feat. Loromance) e BFF (2019) ou Rua do Poço dos Negros e Olimpo (feat. Phoenix Rdc e Virgul) (2020).